Wiki Castlevania
Advertisement
Cv1box
Castlevania
Informações
Desenvolvedor(s) Konami
Publicadora(s) Konami
Lançamento 26 de Setembro de 1986
Plataforma(s) Famicom, NES
Midias Cartucho
Classificação {{{ratings}}}
Créditos
Diretor(s) Hitoshi Akamatsu
Designer(s) {{{designer}}}
Compositor(s) Kinuyo Yamashita e Satoe Terashima
Informações do Jogo
Gênero Ação e Aventura
Modos 1 Jogador

Castlevania conhecido no japão como Akumajō Dracula (悪魔城ドラキュラ, Akumajō Dorakyura, lit. "Castelo Demoníaco de Dracula") é o primeiro jogo da série com o mesmo nome. Ele retrata a história de um caçador de vampiros chamado Simon Belmont, que herdou de seu pai um chicote chamado Vampire Killer repleto de poder sagrado.

Por causa de uma antiga rixa de sangue entre os ancestrais de Simon e o vampiro, Conde Drácula, Simon foi chamado para entrar no castelo do Drácula e matar seu senhorio para impedi-lo de beber todo o sangue da humanidade.

Castlevania foi lançado no Japão em setembro de 1986 para o Family Computer Disk System. Em maio de 1987, foi lançado em cartucho para o Nintendo Entertainment System na América do Norte e depois na Europa em 1988. Foi lançado novamente, desta vez em cartucho, no Japão em 1993 para o Family Computer. Apesar disso, ele foi inicialmente projetado como um jogo de cartucho antes de mudar no meio do desenvolvimento.

História[]

No ano de 1691, exatamente um século após os eventos de Castlevania II: Belmont's Revenge, a Transilvânia desfrutou de um século de paz graças ao lendário herói, Christopher Belmont, um caçador de vampiros que derrotou o Conde Drácula cem anos antes com um chicote sagrado chamado Vampire Killer. O povo de um vilarejo da Transilvânia estava desfrutando de suas vidas com uma celebração da Páscoa em homenagem à ressurreição de Jesus Cristo, mas a cada cem anos o poder de Jesus enfraquecia e os corações dos homens escureciam enquanto ansiavam pelo caos e pela destruição. Durante este tempo, alguns deles procuraram reviver o Conde Drácula para que ele pudesse espalhar o caos e a ruína por todo o mundo. Enquanto a celebração da Páscoa continuava com um grande carnaval, homens malvados se reuniram em um mosteiro nos arredores de uma aldeia e realizaram uma missa negra para ressuscitar o Conde Drácula.

Os homens conseguiram trazer seu mestre de volta em 1691. Um raio envolveu o mosteiro onde realizavam o rito, sinalizando a ressurreição do Conde. E quando o conde voltou, seu castelo, que havia caído cem anos antes, reapareceu na Transilvânia, e suas legiões de lacaios retornaram.

Simon Belmont, o descendente de Christopher Belmont, sabia que como membro do Clã Belmont e o atual portador do chicote Vampire Killer, era seu dever trazer a paz e estabilidade de volta à Transilvânia destruindo Drácula. Dizia-se que o conde crescia em força a cada ressurreição, mas Simon seguiu em frente. Ele pegou o mesmo chicote que Christopher usou para matar Drácula cem anos antes e entrou no castelo sozinho. Simon provou ser um poderoso caçador de vampiros ao resistir aos monstros e armadilhas do castelo do Drácula e, no final, destruir o próprio Conde Drácula.

Embora Simon tenha prevalecido em livrar o mundo do Drácula, ele foi terrivelmente ferido pelo Conde no processo, preparando o cenário para a Busca de Simon.

Personagens[]

Referências do Cinema[]

Castlevania é conhecido por se inspirar em vários filmes de terror antigos que tiveram seus montrons levados diretamente ao jogo como o próprio Drácula, Frankenstein e outros Múmias, Fantasmas, etc.

O que enfatiza a atmosfera de terror antigo é o rolo de filme exibido na tela de ínicio do jogo e créditos falsos no final do jogo com parodias a nomes de diretores de filmes de terror antigo.

Créditos Finais Falso[]

A Seguir os nomes parodiados dos diretores de cinemas antigos nos créditos de Castlevania:

Veja Também[]

Curiosidades[]

  • A data de lançamento do jogo na América do Norte corresponde ao 90º aniversário do romance Drácula de Bram Stoker.
  • Os cinco chefes deste jogo, o morcego gigante, a Medusa, a múmia, a criatura e a morte, foram mencionados em algumas das sequências:
    • Em Castlevania: Rondo of Blood, o padre somrio Shaft invoca quatro desses monstros (Giant Bat, Medusa, Mummy e The Creature) antes de seu próprio encontro como chefe, enquanto a Morte tem sua própria luta sendo o chefe.
    • Em Castlevania: Symphony of the Night, cada um destes cinco monstros detém uma das relíquias do Drácula, que em conjunto são um dos requisitos para se chegar ao bom final do jogo.
  • A pose de Simon na capa do jogo parece ter sido inspirada no nórdico de Frank Frazetta. Por sua vez, a arte de Castlevania foi tomada como inspiração para o segundo teaser pôster da série animada de Castlevania.
  • De acordo com uma declaração feita pelo diretor-chefe dos três jogos de Castlevania para Famicom, Hitoshi Akamatsu, a inclusão do chicote como a arma preferida de Simon é uma referência ao personagem Indiana Jones.
Advertisement