Castlevania - Harmony of Dissonance

Castlevania: Harmony of Dissonance (Castlevania: Dissonancia da Harmonia em tradução livre, geralmente abreviado HoD) foi criado pela Konami para o sistema Nintendo Game Boy Advance. Foi originalmente lançado no Japão em 2002 sob o título Castlevania: Concerto de Midnight Sun. Está ambientado em 1748 estrelando Juste Belmont, membro do lendário clã Belmont de caçadores de vampiros.

Enredo[]

É cronologicamente estabelecido 50 anos após Castlevania II: Simon's Quest e 44 anos antes de Castlevania: Rondo of Blood.

Dois anos antes do início do jogo, Maxim Kischine partiu em uma expedição de treino para lidar com sua auto dúvida depois que Juste Belmont foi escolhido sobre ele para receber o chicote lendário do Belmont Clan, o Vampire Killer. Dois anos depois, Maxim voltou de sua expedição de treino, gravemente ferido e com notícias surpreendentes: a amiga de Juste e Maxim, Lydie Erlanger, foi seqüestrada. Maxim também perdeu grande parte de sua memória dos eventos dos últimos 2 anos. Mesmo assim, ele foi capaz de liderar Juste para o local do desaparecimento, onde eles encontraram um castelo que não tinha estado lá anteriormente. Juste apressou-se no castelo quando Maxim foi ferido no caminho da entrada, prometendo se juntar a Juste mais tarde.

À medida que a história se desenrola, Juste descobre que Maxim, em sua ânsia de provar a si mesmo, tentou imitar as ações de Simon Belmont; ele havia reunido os restos de Drácula em uma tentativa de ressuscitar o Conde das Trevas, para que ele pudesse derrotar o próprio Drácula. Algo deu errado, no entanto, e Maxim acabou possuído pela influência do mal. Sabendo disso, Juste decidiu recolher os próprios restos para que ele pudesse destruí-los para salvar Maxim e Lydie.

Depois de localizar Lydie e os restos, Juste mais uma vez enfrenta Maxim, que foi inundado por ciúmes e ódio. Depois que Juste derrota Maxim, a influência de Dracula aproveita a oportunidade de escapar do corpo de Maxim e se tornar seu próprio ser através dos restos de Dracula. Juste consegue derrotar os Wraith de Dracula na batalha, mas, sem a presença escura de Dracula, o castelo começa a desmoronar. Juste, escapam vivo, havendo alternativas em que ele consegue resgatar Lydie e Maxim, ou não.

Personagens[]

Jogabilidade[]

Segue o modelo estabelecido na "reinvenção" da série com o lançamento de Castlevania: Symphony of the Night. O jogo é um RPG de ação 2D com design de nível baseado em princípios similares à série Metroid. O jogador coleciona novos equipamentos e habilidades explorando o cenário do castelo do jogo e lutando contra inimigos e chefes cada vez mais poderosos, levando a um encontro climático com o mestre do castelo.

Derrotar inimigos menores e os chefes irão adquirir pontos de experiência para a Juste, e ele irá subir de nível, na forma de RPG tradicional, quando os requisitos estatísticos forem cumpridos. Ocasionalmente, Juste matará um inimigo e produzirá um conjunto de armaduras para o peito, os braços, as pernas ou o rosto de Juste. O equipamento também pode ser encontrado espalhado nos cantos do castelo. Esses itens contribuirão para as estatísticas do personagem principal, como seu poder de ataque e poder mágico.

O jogador também ganhará o uso de complementos de chicote, como a carga, que libera uma explosão de energia quando o botão de ataque é mantido pressionado por um longo período de tempo e, em seguida, liberado.

Juste ataca principalmente de perto usando a arma de chicote tradicional, o Vampire Killer, que pode ser brandido para desviar ataques, semelhando ao uso de Simon Belmont da arma no jogo Super Nintendo Super Castlevania IV. Uma variedade de sub-armas à distância está disponível, uma das quais pode ser transportada a qualquer momento. O uso de uma sub-arma drena o fornecimento de "Corações" do jogador, disponível em lâmpadas e candelabros encontrados no castelo. Uma vez que nenhum coração é deixado, a sub-arma não pode mais ser usada.

Harmony of Dissonance distingue sua jogabilidade da de seus predecessores através de um novo sistema mágico, que é exibido de forma muito similar na versão 2003 do jogo PlayStation 2, Castlevania: Lament of Innocence. Vários livros de feitiços estão escondidos em todo o castelo, e combinar qualquer um destes com qualquer sub-armas proporcionará ao jogador um novo ataque mágico muito mais potente que a própria sub-arma. Isso drena um estoque separado de pontos de magica (Magic points MP).

Também, ao pressionar qualquer um dos botões ao lado do Game Boy Advance, o Juste irá avançar ou retroceder com uma pequena onda de velocidade. O movimento é principalmente destinado para que o jogador use quando encontrar inimigos que utilizam ataques rápidos.

Juste como em Symphony of the Night, ganhará certas relíquias através da exploração das áreas do Castelo, o que o ajudará a alcançar áreas anteriormente inacessíveis e também ganhará novos movimentos para adicionar ao seu repertório; Um exemplo disso é a Asa do Grifo, que permite que o Juste utilize o super-salto que a Alucard em Symphony of Night, permitindo assim ao jogador escalar altos penhascos e bordas.

Graficos[]

Harmony of Dissonance foi respeitado por não apresentar apenas cores brilhantes e ataques especiais inimigos, mas também por sua maior variedade de arquitetura e maior distinção em entre as áreas.

Harmony of Dissonance também emprega efeitos como criaturas multi-articuladas e sprites rotativos. As animações de todos os personagens foram alteradas para incluir mais quadros de animação.

As áreas do castelo também abrigam mais efeitos e detalhes arcanos como um esqueleto preso em uma parede na área da capela ou pinturas estranhas na Torre do Relógio, contribuem para um jogo mais baseado em horror, uma partida da sensação majestosa de esforços anteriores. Os efeitos parallácticos fazem mais aparência, e ocorrências como relâmpagos e luminescentes também aparecem ocasionalmente.

Apesar de tudo isso, os gráficos de Harmony of Dissonance ainda foram criticados por alguns jogadores por empregar muitas cores cinza e vermelha em suas áreas, e também para os sprites dos personagens principais, geralmente não refinados (rumores circularam alegando que isso poderia ser devido ao jogo sendo redimensionado, depois possivelmente sendo desenvolvido para um console doméstico originalmente).