Wiki Castlevania
Advertisement
Castlevania - The Adventure

Castlevania: The Adventure foi o primeiro jogo Castlevania para o sistema portátil Nintendo Game Boy. O jogo é conhecido no Japão como Dracula Densetsu, que se traduz em português como "A Lenda de Dracula" . Foi lançado no Japão em 27 de outubro de 1989 e na América do Norte em dezembro de 1989. Foi lançado na Europa e em outras regiões da PAL em 1990.

Em 1997, o jogo foi relançado para o clássico Game Boy como parte da Konami GB Collection, vol. 1. Ele também ficou disponível para download em um cartucho especial de RAM flash através do serviço Nintendo Power no Japão.

Castlevania: The Adventure tem uma sequência direta que continua a batalha entre Christopher Belmont e o Conde Drácula intitulado Castlevania II: Belmont's Revenge.

História[]

A Transilvânia, um pequeno lugar na Europa, está associada até hoje com a lenda de um demônio. Com seu poderoso poder maligno, o legado do Conde Drácula tem sido temido pelo povo. No entanto, não importa quantas vezes Drácula volte, ele nunca consegue mudar completamente o mundo para as trevas, pois ele é sempre afastado por Simon, um descendente do clã Belmont.

No entanto, o demônio Drácula existiu muito antes de seu primeiro confronto. Não como o diabo Drácula, mas como um feiticeiro do mal. Conde Drácula era um fanático adorador de demônios, que construiu um castelo escuro nos arredores da Transilvânia e conduziu rituais malignos todas as noites. Ele convocou vários demônios do outro mundo para servi-lo e ele mesmo tem tentado obter a vida eterna, tornando-se um rei demôniaco possuindo poderes malignos.

A cada dia, os poderes malignos do Conde Drácula tornavam-se mais assustadores, ao espalhar medo e terror entre as pessoas da aldeia. Até que um dia, um homem se levantou. Foi Christopher, um ancestral da família Belmont. Christopher correu para o castelo escuro. Muitos demônios e armadilhas estão esperando por ele no castelo. Ele será capaz de derrotar Conde Drácula, como esperado?

Visão Geral[]

Castlevania: The Adventure foi o primeiro jogo da série a ser lançado para o Game Boy, bem como um dos primeiros jogos a serem lançados para esse sistema, já que muitos elementos de suas contrapartes no console tiveram que ser comprometidos devido a limitações de hardware. .Isso resultou em The Adventure tendo muitas características únicas que, além de outros jogos lançados para o Game Boy, não apareceram antes ou desde então na franquia.

Uma diferença importante de seus antecessores é a completa ausência de sub-armas. Devido a isso, as velas não deixam cair corações que agem como munição; em vez disso, eles dropam peças de ouro, o que aumenta a pontuação máxima total. O chicote ainda pode ser atualizado duas vezes - a primeira vez que um chicote de corrente, segunda vez para disparar bolas de fogo - mas receber um golpe de um inimigo diminui seu poder em um nível.

As escadas diagonais icônicas não estão presentes, sendo substituídas por cordas. Além disso, quase todo o elenco inimigo é completamente único. Entre os notáveis estão Zeldos, os Olhos Rolantes e o Punaguchi cuspidores de fogo, um papel geralmente preenchido pelos tradicionais Pilares dos Ossos.

Algo que é perceptível muito rapidamente é que o jogo se move muito lentamente, assim como o protagonista, Christopher, caindo abruptamente depois de dar um pulo. Isso requer um tempo preciso ao chicotear ou fazer saltos. Se isso é para reduzir o desfoque na tela do Game Boy ou devido a problemas técnicos é desconhecido.

No total, existem quatro etapas, ainda que muito longas. O jogo começa em uma área externa com bosques e um cemitério, seguido por uma viagem através de uma caverna, e os dois últimos estágios dentro do castelo de Drácula. O primeiro estágio apresenta um cenário de montanhas e lápides, e o segundo estágio apresenta estalactites. A quarta etapa é mais detalhelhada, com candelabros, caminhos arqueados.

Idéias de nível único incluem plataformas que rapidamente precisam ser atravessadas antes que caiam em um abismo, armadilhas no teto descendente que requerem destruir rapidamente um mecanismo para desativar, e uma área de rolagem automática onde paredes pontiagudas estão se fechando rapidamente de baixo e de o certo

Recepção[]

Recebeu avaliações moderadamente bem-sucedidas no momento de seu lançamento. A UK Magazine, ao dar ao jogo uma pontuação de 89/100, afirmou que "se não fosse pelos irritantes pontos de reinício, este jogo poderia ter chegado aos anos noventa". O jogo marcou 79 de aprovação em Electronic Gaming Monthly, citando o jogo como "prova de que o Game Boy pode duplicar toda a ação de um título NES" elogiando o o visual gráfico, por ter "fundos nítidos", bem como seu "excelente som estéreo". A revista alemã Aktueller Software Markt escreveu que os sprites eram grandes e bem animados e o fundo agradável deram ao jogo uma boa imagem. No entanto, a música estava "morna".

Notavelmente, avaliações posteriores de fãs classificaram o jogo de forma muito mais negativa. Semelhante ao Haunted Castle, The Adventure tem notoriamente uma péssima reputação entre os fãs de Castlevania. [ O movimento lento do protagonista Christopher e sua queda abrupta depois de fazer um salto parece ser a maior crítica do jogo, pois isso torna o jogo lento e difícil.

Curiosidades[]

  • Quando The Adventure foi lançado pela primeira vez na América do Norte, a parte de trás da caixa afirmou incorretamente que o protagonista do jogo era Simon Belmont. Isto sugeriu que o jogo foi uma continuação de Castlevania II: Simon's Quest. Nenhum dos textos na caixa, manual ou no jogo menciona o nome do herói deste jogo.
  • No Japão, no entanto, sempre ficou claro que este jogo apresentava Christopher Belmont e aconteceu bem antes do tempo de Simon.
  • No entanto, a abertura japonesa para Castlevania III: Dracula's Curse também mencionou que o jogo aconteceu 100 anos antes do tempo de Simon e também foi afirmado que seu protagonista Trevor Belmont também foi o primeiro Belmont que enfrentou Drácula, informação depois desmentida, já que cronologicamente Leon foi o primeiro Belmont a fazer esse feito.
  • Um dos membros da equipe de Dracula's Curse revelou de maneira informal no fórum japonês 2ch que ele pretendia que o nome completo do protagonista do jogo fosse Trevor C Belmont (Ralph C Belmont na versão japonesa) Christopher Belmont. O manual só usa o inicial "C, indicando que em algum momento Trevor e Christopher podem ter sido o mesmo personagem.
  • O produtor IGA afirmou que essa discrepância aconteceu por causa da falta de coordenação entre as equipes responsáveis pelos jogos. Quando a IGA criou sua linha do tempo, ele a corrigiu ao colocar Dracula's Curse 100 anos antes do The Adventure, que acontece 115 anos antes dos eventos do Castlevania original.
  • Uma história em quadrinhos baseada na mesma história e com Christopher Belmont da IDW Publishing intitulada Castlevania: The Belmont Legacy foi publicada em 2005.
  • Castlevania: The Adventure Rebirth usa muitos conceitos do jogo, com novas fases, chefes e inimigos. Homenagens a The Adventure incluem o item Bullet Tip (Alma de Christopher na versão japonesa).
  • Castlevania: Harmony of Dissonance, que permite que Juste Belmont atire projéteis de seu chicote como Christopher, e o jogo sobre música em Revenge e Harmony of Dissonance de Belmont é o mesmo jingle ouvido em The Adventure, mas usando diferentes vozes sintetizadas.
Advertisement