Wiki Castlevania
Advertisement
Castlevania III - Dracula's Curse
Castlevania III: Dracula's Curse
Informações
Desenvolvedor(s) Konami
Publicadora(s) Konami
Lançamento 22 de dezembro de 1989
Plataforma(s) Famicom, NES
Midias Cartucho
Classificação {{{ratings}}}
Créditos
Diretor(s) Hitoshi Akamatsu
Designer(s) I. Urata
Compositor(s) Hidenori Maezawa
Jun Funahashi
Yukie Morimoto
Informações do Jogo
Gênero Ação e Aventura
Modos 1 Jogador

Castlevania III: Dracula's Curse (悪魔城伝説, Akumajō Densetsu, lit. "Legend of the Demon Castle, tradução: Lenda do Castelo Demoníaco") é a sexta edição da série Castlevania e a terceira a ser lançada no Nintendo Entertainment System. Foi publicado pela Konami no Japão em 1989 e na América do Norte em 1990. Na Europa, foi publicado pela Palcom Software em 1992. De acordo com o livreto de instruções do jogo, Dracula's Curse ocorre em 1476, 215 anos antes dos eventos em Castlevania e Castlevania II: Simon's Quest. Muitos personagens e elementos introduzidos pela primeira vez em Castlevania III se tornariam os pilares da série.

História[]

O ano é 1476 e o ​​Conde Drácula começou a devastar a Europa com um exército de monstros. Seu único propósito é exterminar a humanidade.

O clã dos caçadores de vampiros Belmont, uma vez exilado da Valáquia, é suplicado pela ajuda da Igreja, já que seus próprios exércitos foram derrotados. O povo temia o poder "super-humano" dos Belmonts e os expulsou da região, mas com o Drácula prestes a engolir a Europa na escuridão, eles não têm escolha a não ser chamar Trevor Belmont, o atual portador do chicote Vampire Killer (passado a ele por Leon Belmont).

Juntando-se a Trevor Belmont em sua missão para derrotar Drácula estão três outros heróis: Sypha Belnades, Grant Danasty e o dampiro Alucard.

Trevor e seus companheiros cruzam o interior da Transilvânia, derrotam os asseclas de Drácula e, eventualmente, derrotam o próprio Conde. Uma vez que seu pai é derrotado, Alucard entra em um sono auto-induzido, incapaz de lidar com a luta contra seu pai e confiando aos Belmont de manter a paz. Grant Danasty supervisiona a reconstrução da Valáquia após o término da batalha. Trevor Belmont e Sypha Belnades se casam, mas Trevor passa a investigar sobre a presença dos Devil Forgemaster em Castlevania: Curse of Darkness e volta para sua esposa assim que a paz for restaurada na região, passando o chicote adiante para Christopher Belmont.

Personagens[]

Jogabilidade[]

Maldição de Drácula abandona os elementos de jogo de aventura de seu antecessor imediato e retorna ao estilo de plataforma de ação baseado no primeiro jogo. Diferentemente de Castlevania, no entanto, a Dracula's Curse não é estritamente linear. Depois de completar o primeiro nível e em vários outros pontos ao longo do jogo, o jogador pode escolher que caminhos sequir. As escolhas feitas pelo jogador nessas circunstâncias podem ter um profundo impacto em como o jogo se desenrola. Existem quinze níveis no total.

Outra característica fundamental é a opção de escolher outros personagens jogáveis ​​para usar junto com Trevor Belmont, que opera como Simon Belmont faz no primeiro jogo da franquia. Esses personagens adicionais são encontrados em etapas depois de certas batalhas com chefes e possuem habilidades distintas, dando a Dracula's Curse muito mais variedade do que o jogo original.

Com Grant, os jogadores podem se mover mais rápido que Trevor, escalar paredes e mudar de direção no meio do salto; Alucard tem a capacidade de se transformar em um morcego e voar ao custo de corações; e Sypha tem feitiços elementares que podem ser usado contra inimigos, congelá-los ou queimá-los se for um ataque de curto alcance. Apenas um personagem adicional pode ser obtido por vez e nem todos eles podem ser encontrados no mesmo caminho, por isso é impossível encontrar todos eles no mesmo replay.

Os gráficos aderem ao estilo dos seus antecessores. Dá saltos notáveis em detalhes no cenário e introduz muitos novos perigos ambientais.

Inspiração e Folclore[]

Castlevania III: Dracula's Curse é o primeiro jogo da série a estabelecer uma conexão explícita com Dracula e com o personagem real Vlad III. O jogo inspira-se no romance de Bram Stoker e afirma que Dracula é um feiticeiro maligno, como também foi apresentado no romance. A única diferença é que no romance ele se tornou um vampiro após sua morte, enquanto que no jogo ele obteve seus poderes de uma divindade maligna. O jogo ocorre em 1476, ano que o Vlad Ţepeş real morreu.

O personagem de Alucard é outra referência cinematográfica que mais uma vez se encaixa com o estilo do jogo. Seu nome é tirado do filme de 1943, Son of Dracula.

O nome japonês de Grant é dado como Grant Dăneşti, uma referência à Casa histórica que se rebelou contra Vlad Dracula mas depois foi perseguida. Isso se encaixa bem com o papel de Grant no jogo, mas ele nunca é mencionado como sendo de uma linhagem nobre.

Finais[]

Existem quatro finais diferentes. Qual deles o jogador recebe depende de qual personagem adicional eles venceram o jogo, se houver. Cada final vai começar com a linha "Trevor fez muitos sacrifícios. A longa luta acabou. Drácula está morto e todos os outros espíritos estão dormindo."

  • Se o jogo é concluído sem receber nenhum dos outros personagens jogáveis, o jogo mostrará apenas Trevor observando o castelo desmoronar. Mencionou que um dia obterá o respeito que lhe é devido e o nome de Belmont será honrado por todos.
  • Com Grant como parceiro de Trevor, diz-se que eles se tornaram bons amigos, e Grant começará a reconstruir as cidades da Valáquia que foram destruídas durante a guerra.
  • O final de Trevor e Sypha possui um tom romântico. Sypha remove seu capuz e ela revela que ela é na verdade uma mulher. Trevor coloca o braço em volta dela. É dito que Sypha teve uma vida triste, mas desde que conheceu Trevor, ela começou a se sentir mais confortável consigo mesma.
  • Depois de completar o jogo junto com Alucard, seus sentimentos de culpa do dampiro são elaborados quando estão no penhasco da montanha. Trevor percebe isso enquanto pensa em seu amigo.

Curiosidades[]

  • A forma final de Dracula neste jogo tem uma impressionante semelhança com as estátuas do demônio sumério Pazuzu.
  • Em Castlevania: Symphony of the Night, falsas versões zumbis de Trevor, Sypha e Grant lutam contra Alucard no Castelo reverso. Mais tarde, eles reaparecem no Ninho do Mal em Castlevania: Portrait of Ruin.
  • A primeira e segunta temporada da série animad de televisão de Castlevania são baseada nesse jogo.
  • Alucard nessa versão possui uma aparência clássica dos vampiros, com cabelo preto e curto e uma capa.
  • Curse of Darkness contribuiu a caracterização do tom da fraquia que foi usado ​​extensivamente. Os exemplos incluem inimigos recorrentes como esqueletos com asas de chicote chamados Portões da morte, Corujas e Dullahans.
  • O jogo apresenta pela primeira vez o clã Belnades, que tem membros que aparecem em outros títulos de Castlevania, e Alucard, que é o personagem principal de Castlevania: Symphony of the Night.
  • Trevor Belmont desempenha um papel importante em Castlevania: Curse of Darkness e é um personagem jogável no modo extra
  • A história de Curse of Darkness continua logo após os eventos desse jogo.
  • Castlevania: O modo extra de Dawn of Sorrow, no modo do personagem Julius , é uma clara homenagem à Maldição de Drácula, pois apresenta um Belmont, um Belnades e Alucard se unindo para matar Dracula.
  • Castlevania: Harmony of Dissonance toma emprestados chefes da Curse of Darkness, como o Gárgula Leviatã, Cavaleiro da Caveira e Ciclope.
  • A história de Alucard difere um pouco e nesse jogo sugere que ao invés de herdar seus poderes de Dracula porque ele era seu filho, ele é mencionado ter tido um coração humano mas perdeu sua alma devido a um contrato que seu pai fez com o Diabo. Essa informação pode ser contraditória ou não, e ainda precisa ser resolvida.
Advertisement