Wiki Castlevania
Advertisement

Soma Cruz (来須 蒼真, Sōma Kurusu) é o protagonista dos jogos Castlevania: Aria of Sorrow e Castlevania: Dawn of Sorrow. Ele também aparece no jogo de cross-over Castlevania: Harmony of Despair e no jogo mobile Castlevania: Grimoire of Souls que continua a história após os eventos de Dawn com Arikado de protagonista.

Soma tem uma ampla gama de poderes e habilidades chamados 'almas' que são categorizadas como ofensivas, defensivas ou táticas. Ele adquire essas habilidades por meio de seu "poder de dominação" - o poder de controlar e convocar as almas de monstros derrotados. Esta é uma derivação do poder primário do Drácula, a habilidade de comandar monstros.

História[]

Castlevania: Aria of Sorrow[]

Soma estava estudando no Japão no ano de 2035, ano em que ocorreria o primeiro eclipse solar do século XXI, ele e Mina Hakuba estavam a caminho do Santuário de Hakuba para ver o evento astral quando o destino entrou em cena: os dois são transportados para O próprio Castelo de Drácula. Imediatamente ambos são atacados pelos demônios do local quando Genya Arikado os derrota sobrando apenas um no qual Soma o derrota e absorve a alma, depois de algumas explicações sobre a sua habilidade o protetor de Mina, Soma sai para dentro do castelo para encontrar uma saída e se salvar de sua influência demoníaca.

Soma encontra vários outros indivíduos que foram atraídos para o castelo (Hammer, Yoko Belnades e Julius Belmont), e deles descobre que Drácula está realmente morto, mas seu castelo busca um novo mestre. Durante a batalha contra os monstros do castelo, ele demonstra uma habilidade que não tinha consciência de possuir anteriormente: o Poder de Dominância, a habilidade de roubar as almas de formas de vida e dobrá-las à sua vontade em várias formas e efeitos. Este traço sobrenatural é uma derivação do poder primário do Drácula, a habilidade de comandar monstros.

Soma logo encontra um missionário perturbado chamado Graham Jones que acredita ser a encarnação do Drácula, por causa de seu nascimento no momento em que Drácula foi finalmente morto na batalha de 1999. Mas Soma, ao demonstrar o poder de governar sobre as almas, torna-se O alvo de Graham e os dois se envolvem em uma batalha que Soma eventualmente vence - mas, ao fazer isso, ele absorve uma quantidade surpreendente de poder sombrio do castelo e percebe uma revelação chocante: seus poderes e a alma de Drácula são um e o mesmo - Soma é a próxima encarnação do próprio Drácula e, portanto, pode herdar Castlevania como seu novo senhor e mestre. Soma então segue o conselho de Genya Arikado e viaja para o Reino Caótico, onde ele deve enfrentar o núcleo do Caos, a fonte do poder sombrio de Drácula. Enquanto ele espera escapar de seus laços com o castelo. Soma recebe palavras encorajadoras telepaticamente de Mina e seus outros amigos que ele encontrou ao longo de sua aventura no castelo e, portanto, é capaz de derrotar o Caos, manter sua identidade, resistir à herança de Drácula e escapar com todos de Castlevania quando ele é atraído de volta para o eclipse. Ao vencer este desafio pessoal, Soma se torna mais aberto e confiável para aqueles ao seu redor, embora seus misteriosos poderes ainda residam dentro de si.

Castlevania: Dawn of Sorrow[]

Um ano após este evento, Soma é atacado na cidade de Hakuba pela misteriosa Celia Fortner, a sacerdotisa de um culto dedicado ao renascimento do Drácula. Celia desaparece com a sombria proclamação de que Soma será eliminado por todos os meios necessários, para que ela possa tomar seu poder e reviver o Senhor das Trevas. Arikado garante a Soma que ele e seus subordinados vão lidar com a situação, mas Soma não está disposto a ficar para trás; Ele rastreia Celia até seu quartel-general, uma réplica maciça do Castelo de Drácula, e mais uma vez exerce o poder de dominação para lutar contra os demônios invocados.

Soma encontra Celia várias vezes ao longo de sua exploração, assim como dois homens, Dmitrii Blinov e Dario Bossi, que nasceram na época exata da destruição de Drácula em 1999, assim como Graham Jones, e como tal são candidatos a receber o título e o poder de Senhor das Trevas, que Soma atualmente detém. Dmitrii e Dario tentam matá-lo em ocasiões diferentes, mas são derrotados, fazendo com que Celia altere sua estratégia; ela planeja extrair a influência do Drácula dentro de Soma e moldá-lo no Lorde das Trevas brincando com suas emoções. Soma testemunha o aparente assassinato de uma Mina que estava mantida como prisioneira por Celia, e sua raiva dá origem aos poderes do Caos (semelhante a quando Lisa foi morta, o que leva Drácula a iniciar uma guerra contra a humanidade).

Mas Soma se recupera, quando Arikado aparece e o expõe sobre o plano de Celia. Ele então transfere seus poderes emergidos de sua raiva para Mina, que na verdade é um Doppelgänger disfarçado. A mudança sísmica de emoções de Soma permite então o renascimento de Dmitrii, cuja alma residia em Soma depois que ele foi derrotado pela primeira vez em batalha, ele e Celia saem com a declaração de que voltaram ao plano original de simplesmente matar Soma para que Dmitrii possa se tornar o novo Lorde das Trevas. Soma os persegue até o Abismo do castelo, onde ele testemunha Dmitrii sacrificando Celia e absorvendo os poderes de um demônio calamitoso, e os dois estão prestes a travar uma batalha quando a alma de Dmitrii é vencida e seu corpo explode no demônio titânico e monstruoso, Menace, que Soma destrói finalmente, após uma batalha em grande escala.

O poder sombrio e as almas de Menace de repente invadem o corpo de Soma e quase o dominam, mais uma vez fazendo com que ele chegue perigosamente perto de se tornar a personificação do próprio Lorde das Trevas, mas por pura vontade e pensando em Mina, ele resiste à influência e foge o castelo em colapso do culto de Celia, onde ele se reúne com todos os seus amigos e aliados. Soma relata a Arikado um certo sentimento de culpa que ele guarda por não aceitar o papel do Lorde das Trevas, papel que é teologicamente necessário ser cumprido para que Deus seja verdadeiramente bom, mas Arikado garante que embora possa haver necessidade de um Lorde das Trevas para cumprir esse propósito no futuro, não há razão para que deva ser apenas ele. Tendo vencido seu desafio final, Soma está livre para viver sua vida normalmente.

Castlevania: Reminiscence of the Divine Abyss[]

Soma, junto com Mina, faz breve aparições no livro Demon Castle Dracula: Reminiscence of the Divine Abyss, que ocorre um ano após Dawn of Sorrow.

Castlevania: Grimoire of Souls[]

Uma representação de Soma Cruz apareceu dentro do Grimório. No entanto, ao contrário do verdadeiro Soma, esta representação sucumbiu à sua natureza interior de Drácula e formou uma aliança com o membro desonesto da Elgos, Hermina depois de ser convocado por ela. Ele também passou a ser conhecido como Dark King Soma. Genya Arikado finalmente lutou contra ele até um impasse e causou algum dano a ele, embora a luta tenha sido interrompida por Hermina.

Dark Soma retornaria mais tarde, e desta vez ele roubou a Vital Soul dos heróis depois que eles derrotaram Carmilla e libertaram a versão Grimório de Annette com vampirismo. Após a breve luta, Dark Soma revelou a eles que ele e Hermina haviam roubado todas as Almas Vitais que adquiriram até agora antes de escapar, embora ele lhes desse a chance de recuperá-los retornando a 1797, onde ele e Hermina estariam esperando.

Depois que "Drácula" foi derrotado, ele apareceu diante dos heróis e começou a absorver a ainda mais poderosa Alma Vital, que se revelou ser as Almas da Lua Carmesim, ou o poder de Drácula. Os heróis tentaram detê-lo, mas a Morte interveio e, após a luta, ele terminou de absorver a Alma e recuou com a Morte. Mais tarde, foi revelado por Hermina (que na verdade estava tentando impedir a ressurreição do verdadeiro Drácula) que Dark Soma já foi um heróico Soma Cruz até que o caos do Grimório se espalhou por seu catálogo, que mais tarde o corrompeu no Lorde das Trevas.

Dark Soma então adquiriu o fragmento das Almas da Lua Carmesim depois de derrotar a besta que estava substituindo seu primeiro período de tempo e convocou Balore para matar Alucard e sua turma, mas foi derrotado depois. Depois que Alucard e sua turma derrotaram Gergos, ele então furiosamente tentou matá-los sozinho, mas acabou sendo derrotado e se libertou da influência de lavagem cerebral das Almas da Lua Carmesim, realizando um ritual que o separou das referidas Almas, que o purificou de volta na forma de Soma Cruz.

Depois de ser levado de volta e curado por Charlotte e Shanoa, ele teve uma conversa sincera com Arikado, Lucy, Hermina e as outras réplicas do Grimório. Soma sentiu remorso pelo que fez e pediu desculpas a todos por seus crimes como o Rei das Trevas, mas Hermina garantiu que não era culpa dele e o perdoou. Ele pede para se juntar a eles em sua batalha contra a Morte para se compensar por seus crimes, que eles aceitam. Arikado então aprendeu que mesmo ele é purgado do poder das trevas, ele mantém o poder de dominação devido a ser originado da alma de Soma. Depois que ele se juntou à equipe, Jonathan Morris e Albus o consideraram como um típico guerreiro adolescente e poderoso (com o último devido a ser a reencarnação de Drácula).

Antes da batalha final, Soma, junto com suas réplicas de Grimório, incluindo um recém-convocado Trevor Belmont, tudo começou a desaparecer devido à morte tentando reescrever a derrota de Drácula pelos heróis. Ele então ajudou Alucard e as réplicas do Grimório a derrotar o Drácula perfeitamente ressuscitado, onde eles são vitoriosos contra o Lorde Vampiro. Depois disso, ele e os heróis mereceram um descanso como parte de sua vitória no epílogo.

Aparencia[]

Soma Cruz tem uma semelhança impressionante com Mathias Cronqvist, o personagem de Castlevania: Lament of Innocence, que é revelado ser a verdadeira identidade de Drácula antes de sua renúncia de Deus. Na verdade, enquanto a Soma tem roupas modernas, eles compartilham um colar de pele semelhante ao seu casaco. O casaco de trincheira de Soma é frequentemente retratado como sendo usado de forma semelhante a um manto também. Isso lhe dá uma aparência globalmente intimidante, quase moderna. Também é de notar que Mathias estava vestido principalmente em preto, enquanto o casaco e o cabelo de Soma são o oposto, branco. Esta poderia ser uma representação adicional do tema "Bom Dracula" que o personagem foi dado em Aria of Sorrow.

Personalidade[]

Soma é sério, mas amigável e cuida das pessoas ao seu redor, durante todo o tempo, tendo um forte senso de dever e sendo particularmente protetor de Mina, seu interesse amoroso da mesma forma que Dracula era bastante protetor de seus alvos de carinho . No entanto, nos cenários em que Soma se torna o Senhor das Trevas, sua natureza malévola é muito mais acentuada do que a de Dracula. Enquanto Dracula tratou seus benfeitores e apoiantes com respeito e recompensa, Soma tem pouco cuidado com eles, como ele matou frieu Celia logo após o despertar. Muito do mesmo modo, percebe-se outra diferença, enquanto Drácula se vingou daqueles que prejudicaram seus amados, Soma teve pouco cuidado com Celia "matando" a Mina e simplesmente a matou porque achou sua "irritante". Quando confrontado na batalha ele recorre com raiva o nome de seus desafiantes e então começa a rir maníaca enquanto ele se teletransporta. Como Drácula, ele também está neste modo gostoso de beber sangue de um copo de vinho.

Dracula se tornou o "Senhor das Trevas" depois do amor dele, Elisabetha morreu, e mais tarde ele jurou vingança em toda a raça humana quando seu novo amor, Lisa, foi morta acusada de ser uma bruxa. Da mesma forma, em Dawn of Sorrow, Celia tenta despertar a escuridão na alma de Soma da mesma forma matando sua amiga de infância Mina. Se o jogador não tem o "Talismã de Mina" equipado, Soma sucumbe ao mesmo destino que Dracula, abraçando a escuridão em sua alma para se vingar de uma pessoa querida por ele. Se o talismã de Mina estiver equipado, no entanto, a escuridão dentro de Soma é mantida à distância o suficiente para que Genya Arikado chegue. Arikado revela que o "Mina" morto antes dos olhos de Soma é realmente um doppelgänger habilmente disfarçado. Enquanto Soma conquista a escuridão em sua alma no momento, é possível que a morte real de Mina ainda pudesse despertar a escuridão dentro de Soma, apesar do poder do talismã.

Curiosidades[]

  • De acordo com uma entrevista concedida a Koji Igarashi pela revista Nintendo Dream, o nome "Soma" foi retirado de uma bebida ritual indiana chamada soma, assim como do filho do diretor Junichi Murakami, cujo nome é Soma.
    • Da mesma forma, o sobrenome "Cruz" foi escolhido em parte em referência à atriz espanhola Penélope Cruz, que na época havia visitado recentemente o Japão.
  • Em 2035, Soma Cruz está morando em Hakuba-chō, uma cidade na prefeitura de Nagano, no Japão.
  • Na cobertura de pré-lançamento do Nintendo Power para Castlevania: Dawn of Sorrow, eles erroneamente se referiram a Soma como "Sora Cruz".
Advertisement