Zumbis são um dos principais e mais recorrentes inimigos da série Castlevania, cadáveres podres de humanos trazidos de volta à vida pela magia. Eles geralmente são um dos primeiros inimigos encontrados em quase todos os jogos.

Aparência Física[]

Os zumbis são uma das criaturas com mais variações diferentes, modificando muito sua aparência de jogo pra jogo. Normalmente, aparece como um cadáver pútrido e desnutrido, com pelagem mais esverdeada, usando trapos velhos como vestimenta e possuindo marcas de ferimentos e lesões por todo seu corpo.

As mudanças da aparência da criatura são mais perceptíveis em três jogos da franquia. Em Dawn of Sorrow, os zumbis possuem a pele de um tom verde bem mais claro, não usando quase nenhuma vestimenta, em exceção de uma calça esverdeada, e deixando um rastro de sangue muito forte por onde passa. Em Portrait of Ruin, eles possuem a pele bem mais azulada e começam a utilizar vestimentas de couro simples, além de pulseiras vermelhas nos pés e nas mãos. Por último, em Order of Ecclesia, os zumbis ficam incrivelmente maiores e mais gordos, ganhando uma pele mais roxa e usando apenas uma calça simples novamente.

Os outros jogos possuem mudanças bem menores e mais simples, como em Aria of Sorrow, onde eles ficam mais "tortos" e começam a cuspir muito mais sangue.

Comportamento[]

Os zumbis seguem um mesmo padrão. Eles normalmente escavam pra cima do chão e começam a seguir em linha reta com seus passos lentos, até conseguir alcançar o jogador. Se o jogador conseguir desviar deles de alguma forma, eles podem virar para a direção dele novamente com seu andar vagaroso, ou simplesmente continuar seguindo reto, até escavarem de volta o chão e voltarem de onde vieram. Isso geralmente acontece em corredores muito longos, onde aparecem dezenas de zumbis de uma vez, às vezes acompanhados por outras criaturas mais fortes.

Variações[]

Além do comum, os zumbis possuem outras formas isoladas dos mais diversos tipos.

Ghoul DOS

Ghouls[]

Mesmo sendo criaturas completamente diferentes no folclore, ghouls frequentemente aparecem como versões mais poderosas de zumbis normais. Eles possuem a mesma aparência e comportamento de sua contraparte, com a única diferença maior sendo a sua cor, que pode variar de um azul escuro ou um amarelo, ou como Order of Ecclesia, onde são avermelhados e possuem um chifre na testa.

Zumbi Soldado

Zumbis Soldados[]

Soldados mortos em combate revividos como zumbis por magia, empunhando uma grande espada sangrenta em sua mão e usando uma forte armadura no corpo. De acordo com a descrição de Symphony of the Night, estes eram soldados que foram enviados em missões de 300 anos atrás. Como o jogo se passa em 1797, pode se dizer que morreram no século 15, participando da primeira guerra contra a humanidade, quando Trevor Belmont matou Drácula.

Oficial Zumbi[]

Oficial Zumbi

Os Oficiais Zumbis são versões mais altas e fortes de um Zumbi Soldado, não usando nenhum tipo de armadura ou vestimenta e tendo boa parte do corpo coberto por sangue. Eles utilizam uma enorme espada, semelhante com as que um Zumbi Soldado normal usaria, mas com a lâmina muito mais comprida e afiada e um alcance muito maior. Eles aparecem apenas em Castlevania: Aria of Sorrow, geralmente sendo encontrados em áreas estreitas, onde o jogador é obrigado a passar por várias plataformas para conseguir se aproximar, dando-lhes grande vantagem e a oportunidade de atacar primeiro.

Wight[]

Wight POR

O Wight é uma versão mais poderosa de um zumbi comum, aparecendo em Portrait of Ruin, mas não como outros inimigos normais. Para ele aparecer, o jogador tem que permanecer em um dos corredores que gera zumbis constantemente por um determinado período de tempo. Depois de matar uma pequena quantidade de zumbis, essa versão irá surgir do chão. Eles são mais fortes e muito mais rápidos do que um zumbi comum, mas ainda podem ser mortos com relativa facilidade.

Ghoul King[]

Ghoul King

Assim como o Wight, o denominado "Ghoul King" aparece depois do jogador ficar muito tempo em um dos corredores onde surgem criaturas, mas ao invés de zumbis, eles aparecem em salas onde aparecem Ghouls. É preciso encontrar e matar o Rei Ghoul para concluir a missão de Wind "Derrote o Rei Ghoul", e assim, conseguir o anel de imunidade.

Melty Zombie[]

Melty Zombie

Um cadáver podre de uma criatura desconhecida reanimado como um um zumbi. Apenas o torço de todo seu corpo permanece intacto, com sua caixa torácica exposta, o resto de sua carne nojenta gotejando e com sua espinha dorsal sendo arrastada. Eles aparecem nos Aquedutos do Dragão do Castelo B em Castlevania: Harmony of Dissonance, e atacam se arrastando pro jogador e cuspindo novos Melty Zombies. É possível supor, pelas várias armas fincadas em suas costas, que era uma poderosa criatura que foi morta por vários guerreiros.

Curiosidades[]

  • Em Portrait of Ruin, se um zumbi receber dano de fogo, ele se transformara em um Esqueleto.